marca nova ecomodas.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vic Benedett

Cantora Sony Music

 
Bomba de Sementes 06

Ação de rafting em Lumiar

 
 
 
Bomba de Sementes através do rafting em Lumiar 2019
Sem título-1.jpg

Visando a ampliação da conscientização ambiental e preservação das matas ciliares que protegem os rios na região de Lumiar, a EcoModas se uniu ao Lumiar Aventura para realizar a sexta edição do projeto Bomba de Sementes.

 

No dia 06 de janeiro de 2019, das 10h às 14h, cerca de 30 pessoas desceram o Encontro dos Rios utilizando botes para lançar cerca de 700 bombas de sementes em locais estratégicos às margens deste que é um dos principais atrativos turísticos de Nova Friburgo.

 

Vale lembrar que as bombas ecológicas contém sementes de espécies florestais nativas da Mata Atlântica, assim como Palmito-juçara, fedegoso, Maricá, Timbó e outras.

 

Confira o vídeo de chamada veiculado pela Inter TV

COMO?
 

As bombas de sementes foram transportadas dentro dos botes e caiaques em sacos e recipientes impermeáveis até os pontos onde as mesmas foram lançadas pelos participantes nas margens do Encontro dos Rios.

 

Existiram pontos de paradas previamente mapeados pela equipe técnica do Lumiar Aventura. Tal situação aconteceu para que o lançamento das bombas ecológicas fosse feita com total segurança e eficiência.

 

BOMBAS ECOLÓGICAS?
 

São bolas de barro misturado com composto orgânico tendo em seu interior sementes de espécies florestais nativas da mata atlântica. As mesmas são confeccionadas através de oficinas dentro das escolas públicas e privadas de Nova Friburgo cuja intenção é promover a conscientização ambiental das crianças.

 

Ao cair dentro da mata, em locais estratégicos contendo umidade, as sementes existentes dentro das bombas tendem a germinar num processo extremamente natural tornando-se novas árvores.

OBJETIVOS?
 

Fazer um evento inovador buscando aproximar ao máximo as pessoas com o meio ambiente de modo a conscientizá-las sobre a importância da preservação.

 

Preservar as matas ciliares e recursos hídricos que banham a região de Lumiar, que é considerado um amplo santuário ecológico do estado do Rio de Janeiro.

 

Unir pessoas e parceiros institucionais de modo a somar forças para desenvolver uma atividade que contenha o máximo de qualidade técnica e eficiência na ação, e que traga publicidade aos envolvidos.

 

COMO PARTICIPAR?

 

Com o objetivo de realizar uma ação que que possa garantir a total segurança entre os participantes, somente poderão participar os atletas cadastratos na Associação Friburguense de Canoagem e Lumiar Aventura.

 

Contudo, será aberto ao público para que possa assistir das margens dos rios. Possivelmente, será destinado um percentual de bombas de sementes da EcoModas para que sejam recolhidas e lançadas pela população.

 

Quem desejar, poderá fazer doações  para expansão deste trabalho:

 
Conheça Lumiar
Lumiar-3-600x399.jpg

 

Lumiar é o 5º distrito de Nova Friburgo,  região serrana do Rio de Janeiro, cercada pela Mata Atlântica. A mesma ficou famosa na década de 70 por ser berço de comunidades hippies. Na década de 80, inclusive, as belezas naturais de Lumiar foi retratada através de uma bela canção criada por Beto Guedes e Ronaldo Bastos, tornando-se um Hino dos amantes da região.

 

Hoje, a pequena e pacata Lumiar divide seus momentos de tranqüilidade com o que há de mais emocionante em esportes de aventura.  Turistas de diversas partes do Brasil e do mundo visitam a região e se encantam com as belezas, o povo hospitaleiro e a energia positiva instalada em sua atmosfera.

 

Pioneiros no Brasil em atividades de rafting envolvendo turismo ecológico, desde 1990 jovens aventureiros e com sede de adrenalina fundam a LUMIAR AVENTURA e AFRICA ( Associação Friburguense de Canoagem) oferecendo diversão  e esportes como rafting, rapel, cachoeirismo, trekking, corridas de aventura e canoagem. 

 

 
 
 Conheça os parceiros da EcoModas nesta ação: 
olatex.jpg
intertv.jpg
lumiar aventura.jpg
jj mello.jpg
luciano santos.png
rota.jpg
africa.jpg
apa.jpg
bramil-supermercados.jpg
tv cidade.jpg