marca nova ecomodas.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vic Benedett

Vocalista do Pier49 Music

 

 

ENERGIA LIMPA

A EcoModas traz em cada passo o forte compromisso com a preservação do planeta. Foi buscando alternativas para minimizar os impactos no consumo de energia elétrica da nossa fábrica, que encontramos a possibilidade de realizar a neutralização deste desgaste ambiental através do plantio de árvores.

 

 

O Cálculo

Tendo como meta neutralizar o impacto no consumo de energia elétrica da EcoModas, utilizamos a conta disponibilizada pela concessionária de Energia Elétrica de Nova Friburgo, Energisa, correspondente ao endereço onde estamos localizados.

 

Com a conta em mãos, descobrimos o consumo anual de energia, e seguidamente dividimos por 12 para encontrarmos o consumo médio mensal da EcoModas que gira em torno de 185kwh.

 

Fizemos uso da calculadora de carbono da Iniciativa Verde, tendo também como base o estudo de cálculo disponibilizado pela organização SOS Mata Atlântica, e então chegamos ao resultado equivalente a quantidade de gás carbônico lançado na atmosfera pela EcoModas, anualmente,  e que necessita ser compensado com o plantio de árvores.

 

iniciativa verde 2.jpg
selo energia limpa.png

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

EcoModas.
Sustentabilidade a cada passo.

 

 

No futuro, implantaremos placas  fotovoltaicas e obteremos do sol a energia para o desenvolvimento dos nossos produtos.

 

 
O nosso consumo energético detalhado

Vale lembrar que a EcoModas é uma empresa de porte familiar, localizada na cidade de Nova Friburgo.

consumo.jpg

Setembro de 2017 a Agosto de 2018

Consumo: 2213 kwh/ano  - 185 kwh/mês

Total de CO2e lançado na atmosfera: 0.30 ton

Árvores para neutralizar os impactos: 02 mudas

Quantidade de árvores plantadas: 04 mudas

consumo 2.jpg

Outubro de 2016 a Setembro de 2017

Consumo: 2211 kwh/ano 184,25 kwh/mês

Total de CO2e lançado na atmosfera: 0.30 ton

Árvores para neutralizar os impactos: 02 mudas

Quantidade de árvores plantadas: 04 mudas

 

 

 

A compensação

 

 
 
As árvores contribuem com absorção de grandes quantidades de gás carbônico (CO2) presentes na atmosfera. A forma mais comum de sequestro de carbono é naturalmente realizada pelas florestas. Na fase de crescimento, as árvores demandam uma quantidade muito grande de carbono para se desenvolverem e acabam tirando esse elemento do ar. Esse processo natural ajuda a diminuir consideravelmente a quantidade de CO2 na atmosfera e, segundo matéria publicada pelo portal Super Abril, cada hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver cerca de 200 toneladas de carbono.

O plantio

O plantio de árvores é uma das prioridades da EcoModas à diminuição de poluentes na atmosfera terrestre e uma das possibilidades mais efetivas para ajudar a combater o aquecimento global. Para neutralizar o seu impacto ambiental anual, no que tange o consumo de energia elétrica em nossa fábrica e também moradia familiar, a EcoModas assumiu o compromisso de realizar o plantio do dobro da quantidade de árvores apresentadas pela calculadora de carbono.

 

Como nossa meta é fazer sempre mais pela natureza, não apenas iniciamos esta ação para neutralizar os impactos no consumo de energia do ano 2017 X 2018 como também já aproveitamos a oportunidade e neutralizamos o impacto do ano 2016 X 2017.

 

O Sítio Vale do Lago, localizado em Amparo, Nova Friburgo, abriu as portas para receber as mudas desta iniciativa, e a nossa meta em conjunto com o proprietário será de preservar as nascentes e o lago existente na respectiva propriedade. A água que nasce no local, serve para abastecer mais de 30 famílias do referido bairro.

 

COMPENSAÇÃO

Setembro de 2017 a Agosto de 2018

Local: Sítio do Lago - Amparo - Nova Friburgo

Data: 10/10/2018

Quantidade: 04 mudas

Espécies: Açaí-juçara

 

 

COMPENSAÇÃO

Outubro de 2016 a Setembro de 2017

Local: Sítio do Lago - Amparo - Nova Friburgo

Data: 10/10/2018

Quantidade: 04 mudas

Espécies: Açaí-juçara

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Açaí-juçara

 

Espécie ameaçada de extinção

Cultivadas pela EcoModas em cones de linhas

As árvores
 
As árvores são cultivadas pela própria EcoModas através do projeto Viveiro Educandário onde se reutiliza cones de linhas vazios de costura industrial, que seriam descartados no lixo tanto pela EcoModas como também por outras confecções. Tais recipientes são utilizados para armazenar a terra onde as mudas nativas da Mata Atlântica são desenvolvidas.

 

Este espaço da EcoModas serve também para que escolas públicas e privadas levem seus alunos para aulas práticas de educação ambiental envolvendo crianças, jovens e adultos.
 

 

 

 
 
 

Ser reconhecida no mundo por suas práticas ambientais, que buscam a sustentabilidade plena, de modo a tornar a EcoModas um referencial em empresa de confecção e, com isso, fazer com que os nossos produtos tornem-se objetos de desejo para um público que busca o consumo consciente e inteligente.

 
Nossa missão:

 

 

 

 

 

 

 

 

Apoio técnico:

RMarano Eletricidade