Para muitos, alguns tipos de resíduos do setor têxtil significa o final de um processo, contudo, para a EcoModas isto significa o começo de uma grande transformação, com um processo de produção que valoriza a preservação do meio ambiente do início ao fim, sem abrir mão da beleza, conforto e qualidade.
 
 
EXPERIÊNCIA

 

Aproveitando o conhecimento da Estilista da EcoModas, Dri Santos, que em sua juventude trabalhou como artesã de calçados de couros, a EcoModas decidiu dar passos maiores,  utilizando-se de toda a sua estratégia e reconhecimento da marca pela causa socioambiental, para criar calçados sustentáveis, assim como:
 
- ALPARGATAS
- OXFORD'S
- BOTINHAS

 

 

TECIDOS ECOLÓGICOS

 

Calças jeans são recolhidas em pontos de arrecadação para que sejam transformadas em nossos produtos. Também reutilizamos tecidos de moda fitness e praia, e também outros tecidos do segmento de decoração e estofados.
 
 - ETIQUETA ECOLÓGICA - 
 
A identidade da marca EcoModas tem a simbologia de uma árvore. Enxergamos a necessidade de criar algo que pudesse ilustrar a nossa identidade de forma elegante e que trouxesse consigo o conceito sustentável da empresa. Neste sentido, recorremos a Caíques Shoes para recolher seus pequenos retalhos de couro legítimo e já sem utilidade para eles. Com isso, ao invés de investir na aquisição de etiquetas comuns e industrializadas, passamos a reaproveitar tais materiais que seriam descartados.

 

Investimos na aquisição de maquinários e acessórios para realizar o corte preciso dos retalhos de couro de modo a dar o formato da representatividade da EcoModas: a copa da árvore.
 
PRODUTO IDEAL   

 

Não queríamos fazer qualquer coisa, nosso desejo era fazer algo que pudesse trazer consigo toda a nossa pegada de responsabilidade socioambiental. Foram mais de 12 meses de desenvolvimento até concluir o referido produto. 
 
Tivemos que investir em outros tipos de maquinários, fazer cursos e vivências, aquirir e adaptar novas ferramentas, testar colas e fazer novas parcerias. Buscamos unir itens que pudessem compor os calçados sustentáveis da EcoModas com qualidade, design diferenciado e responsabilidade pela preservação do planeta.
 
- PALMILHA ECOLÓGICA -

 

A palmilha é um outro bom exemplo do esforço da EcoModas pela preservação do meio ambiente, ou seja, passamos a fazer o reaproveitamento de espumas geradas por fábricas de bojos de sutiãs. Tal espuma, contendo 01 centímetro de espessura, além de proporcionar a sensação de leveza na peça também gera muito conforto aos usuários dos nossos calçaods sustentáveis.

 

Tal material seria descartado pelas respectivas indústrias. Passamos a  formar parceriais e recolhemos tais materiais, que possivelmente poluiriam o meio ambiente, como proposta de potencializar o nosso compromisso com a preservação do planeta e, também, deixar o produto ainda mais confortável para o uso diário.
 
_MG_3030.JPG
 
 

 

Fora dos padrões comuns de calçados industrializados, tivemos que testar diversos tipos de colas com diferentes composições visando eficiência, durabilidade e consciência ambiental. 

 

As primeiras peças foram produzidas para uso pessoal, sendo usadas em condições extremas e em diversos tipos de pisos, inclusive até foi testada durante uma ação envolvendo rafting onde a sapatilha passou no teste do enxarcamento total e a secagem natural no pé.
 
A indústria fornecedora da cola possui responsabilidade socioambiental e as embalagens são pensadas para minimizar o seu volume e descarte.

 

- COLA -

 

- DESCARTE DOS RESÍDUOS -

 

Por mais que haja a preocupação permanente da EcoModas em reduzir a zero a quantidade de resíduos, isto ainda não foi 100% possível. Contudo, nos juntamos a empresa Eco Entulho de Nova Friburgo que periodicamente realiza o recolhimento das nossas sobras de materiais que seguidamente são destinadas para uma indústria certificada pelo Inea que realiza o coprocessamento de todo este material, sem poluir o solo, o ar e a água.

 

Por conta disto, recebemos o Manifesto de Resíduos que comprova a seriedade entre as empresas no descarte correto do respectivo material.

 

- SOLADO -

 

 

 

 

Uma das dificuldades que enfrentamos foi em encontrar a sola ideal. Queríamos algo que pudesse ter uma conexão com o conceito de sustentabilidade da nossa marca, sem gerar resíduos, mas que também propusesse padrão internacional de qualidade e conforto. Após muitas pesquisas e testes, encontramos o solado feito de plástico retirado da natureza  que também é leve e macio.

 

 

Estamos realizando testes para reaproveitar um outro tipo de resíduo altamente poluente ao planeta para servir como solado para determinada linha dos nossos calçados sustentáveis.

 

EM BREVE TEREMOS NOVIDADES!

 
Selo Verde Ouro.png
 
- SELO VERDE -

 

A EcoModas é a primeira confecção no Brasil a receber por honra ao mérito o Certificado Selo Verde Ecolmeia na Categoria Ouro. Este certificado de grande relevância ambiental tem por objetivo apresentar publicamente que a EcoModas mantém um rígido controle na gestão ambiental, ou seja, todos os processos de fabricação dos seus produtos são pensados visando não causar danos ao meio ambiente. 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

- FORRO INTERNO -

 

A nossa busca como marca é a sustentabilidade plena em cada detalhe. Queríamos um tecido ecológico e que pudesse personalizá-lo utilizando o processo de estamparia digital com o intuito de não gerar impactos nocivos ao meio ambiente até mesmo na hora de ilustrar tal material.
O tecido cujos fios são extraídos da garrafa pet reciclada foi o casamento perfeito, pois além de ser muito resistente, confrotável, higiênico e ecologicamente correto, também é leve e confortável.
 
- REFLORESTAMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL -
 
A EcoModas se tornou a primeira confecção a reutilizar cones de linhas vazios para cultivar árvores que são usadas para preservar nascentes e matas ciliares. Criamos o Projeto Viveiro Educandário, sendo este um espaço onde as referidas mudas nativas da Mata Atlântica são desenvolvidas. Este local também é utilizado por escolas públicas e privadas para fomentar a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos.
 
- EMBALAGEM "ECOBOLSA" -

 

Mais do que um simples saco de batata que seria descartado por uma rede de supermercados, a EcoModas buscou referências no universo da moda e descobriu que uma atriz de Hollywood ( Marilyn Monroe), já vestiu roupa feita deste material para um editorial. Também descobriu-se que uma famosa marca internacional (Dolce e Gabbana) já levou às passarelas algumas peças feitas também em sacos de batatas.

 

Vale lembrar que antes de serem colocados na produção das ecobolsas, os sacos de batatas são devidamente higienizados utilizando água de reaproveitamento de máquina de lavar, e secados ao sol. 
 
O barbante que realiza o fechamento da referida bolsa é feito por uma indústria que reutiliza retalhos de algodão para produzir tal cordão sem adição de corantes. Até as ponteiras existentes nos barbantes são oriundas do reaproveitamento de retalhos dos couros que sobram na fabricação das etiquetas e, em alguns casos, também se utiliza sobras de jeans.